Semana Mundial do Brincar

Semana Mundial do Brincar 2022

Em 2022, a Semana Mundial do Brincar convida a todas e todos para “Confiar na força do Brincar”, tema escolhido para espalhar o brincar pelos quatro cantos do país como um ato transformador e essencial. A SMB acontecerá entre os dias 20 e 29 de maio e qualquer pessoa pode participar, criando e executando ações relacionadas ao tema.

Em 2022, quando o movimento pela Semana do Brincar completa 21 anos – sua ‘maioridade’, olhamos à nossa volta e, em meio a um contexto social tumultuado, revemos a nossa trajetória e voltamos nosso olhar para nossa essência: confiar que podemos proporcionar a nossas crianças uma infância plena e digna

Nesta Semana Mundial do Brincar queremos reforçar nossa confiança no brincar como um ato essencial, que é da natureza da criança e uma força humana.Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo, que tudo pode ser melhor. 

Também acreditamos no brincar que proporciona espaço para uma relação de confiança, respeito e reconexão com os elementos da natureza, com a terra, com o vento, com a água, e com a concretude da natureza que envolve a criança e que é envolvida por ela. 

É preciso confiar que de uma semente plantada crescerá uma árvore. Queremos chamar a atenção para a importância de nutrir ação e linguagem lúdicas da criança, pois brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e acredita em novos mundos possíveis. 

A criança ao brincar está aprendendo o tempo todo a conhecer as potências e limites do seu corpo, do espaço, das outras crianças e adultos. Por isso, nessa Semana Mundial do Brincar, queremos lembrar que o brincar é um mergulho na confiança da criança em si mesma, nos outros e no mundo. É assim que o invisível se torna visível, e que o impossível se torna possível.

Fonte: Site Aliança pela Infância

Formações previstas

1. Encontro de Formação on-line pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância: “O brincar na primeira infância e as possibilidades de aprendizagens: como e por quê?”, no dia 20/05 das 9h às 11h. Participação para membros do comitê ampliado.

2. Encontro on-line contra a exploração ao Trabalho Infantil, no dia 27/05 das 14h às 16h, numa parceria entre UGE e UGADS (participação voluntária via link de inscrição – 80 vagas). Link de inscrição: https://forms.gle/X8XZvvcKSzbyeU8K6

Materiais de apoio

Notamos uma diminuição do brincar ativo durante a pandemia e o empobrecimento das experiências do brincar coletivo, devido ao longo período de distanciamento social, fechamento das escolas, e com isso alguns prejuízos à saúde. O brincar em ruas, praças, parques e outros espaços foi prejudicado, assim como a cultura das infâncias compartilhada entre as crianças que, quando juntas se expressam em liberdade, convivem, exploram o mundo, se conhecem e brincam. Para cuidar das infâncias e valorizar os encontros e os vínculos de afeto e confiança por meio do brincar livre estamos disponibilizando o Receituário da Criança, para que atitudes positivas possam ser também recomendadas e prescritas pelos profissionais da saúde de Jundiaí.  O lançamento do receituário marca a integração do cuidado em torno do ato de brincar como essencial para o desenvolvimento humano.