Família Acolhedora

O Serviço de Família Acolhedora é uma política pública que garante o direito à convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes separados de suas famílias. A família que está acolhendo cuida e protege a criança ou adolescente, assumindo temporariamente sua guarda. As famílias acolhedoras são selecionadas e capacitadas pela equipe técnica do serviço. Desde 2019, ano em que completou dez anos da sua implantação, o serviço em Jundiaí também passou a ser chamado de modo carinhoso e simbólico como “Travessia”.

O acolhimento familiar é prioritário em relação ao institucional. O cuidado individualizado e personalizado que acontece no ambiente familiar é especialmente importante na primeira infância, etapa crucial do desenvolvimento humano.

A continuidade dos cuidados e a consistência das relações emocionais, mantidos por um cuidador de referência, são condições básicas para o desenvolvimento do apego saudável durante a primeira infância, que resulta em confiança nos relacionamentos com outras pessoas em fases posteriores da vida.