Primeira Infância

Após seleção em nível nacional, Jundiaí passa a integrar a Rede Urban95 Brasil, desenvolvida pela fundação holandesa Bernard Van Leer em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis. Por videoconferência, nesta terça-feira (7), o Município foi oficialmente  inserido ao grupo de 11 cidades brasileiras (somados a São Paulo, Boa Vista e Recife, que já integravam a Rede). No Estado paulista, apenas três cidades participam da iniciativa. A aprovação ocorreu em razão de Jundiaí priorizar a primeira infância nas suas ações de políticas públicas.

Com a participação, a cidade passa a contar com a orientação da Urban95 para, entre outras questões, coletar dados sobre crianças pequenas e seus cuidadores em cada bairro e usá-los para melhorar a alocação de recursos; transformar os espaços físicos existentes em lugares onde as crianças pequenas brinquem sem perigo; promover hábitos saudáveis; aumentar o acesso e o uso dos serviços que as famílias precisam.

O prefeito Luiz Fernando Machado reforçou a trajetória de ações já realizadas. “A Prefeitura tem pensado estrategicamente o futuro da cidade e isso envolve a boa aplicação de recursos, centrados nas pessoas e voltados à primeira infância. No Plano Diretor local, temos um capítulo inteiro dedicado às crianças”, explica. “É uma honra o reconhecimento de que  Jundiaí pensa e age sob a perspectiva das crianças, com acesso a serviços públicos qualificados e ações determinantes para o pleno desenvolvimento.  Em dezembro do ano passado, tive a oportunidade, à convite da Bernard Van Leer, de dar visibilidade internacional aos projetos desenvolvidos em nossa cidade, durante o seminário em Rotterdam (Holanda), e, agora, recebemos a sinalização de que estamos no caminho certo”, afirma Luiz Fernando.