O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é uma iniciativa do Governo de São Paulo, inicialmente em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com os municípios paulistas e com a sociedade civil. Ele convida os profissionais a tomarem consciência de que, para atuar de maneira eficaz no desenvolvimento da primeiríssima infância (crianças de 0 a 3 anos de idade), é preciso compreender que o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional está intrinsecamente relacionado.
Presente em 41 municípios do Estado, a cidade de Jundiaí fez sua adesão no ano de 2012, é sede do Comitê Regional e trabalha em parceria com outros oito municípios: Itupeva, Cabreúva, Jarinu, Itatiba, Louveira, Morungaba, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.
No início do ano de 2017, o Prefeito Luiz Fernando Machado reiterou o compromisso da cidade em estabelecer metas e ações relacionadas à primeira infância, assinando a carta de intenções juntamente com gestores dos municípios acima.
Com intuito de atingir os objetivos do programa e fomentar um trabalho intersetorial, os gestores de cada município designaram representantes da Saúde, da Assistência Social e da Educação para a constituição de comitês locais, que têm como princípios a corresponsabilidade nas propostas de construção do programa e a sustentabilidade, por meio de planejamento, monitoramento, impacto, mobilização social, governança e estímulo à incorporação de ações.
Gerusa de Oliveira Moura Cardoso (articuladora municipal) – UGPS
Alexandra Oliveira Giroto – UGPS
Ana Carolina Villaça Vianna Ferreira Bruni – UGPS
Ana Paula Granzotto – UGPS
Andreia Pinto de Souza – UGPS
Cássia Regina Carpi Rodrigues do Prado – UGADS
Fabiane Lucia Pinto Bolsari – UGE
Gabriela Tripicchio Gonçalves – UGPS
Luci Mara Garcez Marin – UGADS
Marcela Aparecida Bionti de Carvalho – UGPS
Stela Maria Tavolieri de Oliveira – UGPS
Thaís Silva Nonô – UGE